terça-feira, 10 de julho de 2012

Reconhecido o martírio do jovem Rolando Rivi

"Um juízo pleno e unânime". Assim os teólogos da Congregação para a Causa dos Santos reconheceram o martírio do jovem seminarista italiano, de apenas 14 anos, Rolando Rivi.

Rolando Rivi: "Estou estudando para ser padre e a batina é um sinal de que eu sou de Jesus". Esta decisão abre as portas da beatificação do menino assassinado por ódio à Fé, que proclamava corajosamente sempre vestindo sua batina.





Rolando Rivi é o primeiro de 180 padres e seminaristas assassinados durante e depois da Segunda Guerra Mundial pelos partiggiani - movimento armado marxista de oposição ao fascismo e à ocupação alemã da Itália - cujo processo de beatificação chega a fase final. Resta agora o aval dos Cardeais e do Santo Padre. Será também o primeiro seminarista proclamado beato por martírio na história da Igreja italiana.


Segundo Dom Luigi Negri, bispo de San Marino e da comissão amigos de Rolando Rivi, entidade que mantém o processo de canonização do jovem, "nessa causa está em jogo não só o reconhecimento da santidade de vida e do martírio de Rolando, mas muito do destino da Igreja, não só na Itália". Para o Bispo, a renovação da Igreja requer "um novo sangue". "Se no corpo da Igreja circular também o sangue de Rolando Rivi, mártir e simples puríssimo assassinado por ódio à Fé com apenas 14 anos pela violência da ideologia marxista, se circular o sangue do seu testemunho de vida e de seu amor total a Jesus, nós daremos à Igreja nova energia para voltar a ser uma Igreja fiel a Cristo e apaixonada pelo homem".


Em 1944, após a ocupação alemã do seminário em que estudava, Rivi e seus colegas seminaristas foram mandados de volta para casa. Lá continuou rezando, estudando e vivendo como fazia em seu seminário. Mais: continuou usando sua batina, apesar da onda anti-clerical, e até do conselho de seus pais para que deixasse de fazê-lo.


Em 10 de Abril de 1945, após a Santa Missa, facilmente identificável por sua batina, Rolando foi capturado pelos partiggiani. Permaneceu três dias nas mãos dos carrascos, sendo torturado física e moralmente. Ao fim, todo ferido, ajoelhou-se para receber dois tiros... e a palma do martírio.


"Estou estudando para ser padre e o uso da batina é sinal de que eu sou de Jesus" Tivesse vivido mais algumas décadas, Rivi veria outros revolucionários, desta vez infiltrados na Igreja, promover o ódio e o abando no do hábito talas. Que seu sangue seja semente de santas e numerosas vocações (de batina!)

"Senhor dai-nos sacerdotes, Senhor dai-nos santos sacerdotes, Senhor dai-nos muitos santos sacerdotes!"


Oração a Nossa Senhora Auxiliadora (Composta por São João Bosco)

São João Bosco





"Ó Maria, Virgem Poderosa:
Vós, grande e ilustre defensora da Igreja;
Vós, admirável auxílio dos cristãos;
Vós, terrível como um exército em ordem de batalha;
Vós que, sozinha, destruístes todas as heresias do mundo;
Vós, nas angústias, nas lutas, nas necessidades
Livrai-nos do inimigo
E na hora da morte acolhei-nos no paraíso. Amém."





Faleceu o Cardeal Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro

"De muita boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que amando-vos mais, seja menos amado por vós"  

Arcebispo Eugênio de Araújo Sales.

Exmo. Revmo. Dom Orani João Tempesta
Arcebispo de São Sebastião - Rio de Janeiro

Recebida a triste notícia do falecimento do venerado Cardeal Eugênio de Araújo Sales, depois de uma longa vida de dedicação à Igreja no Brasil, venho exprimir meus pêsames a si e aos bispos auxiliares, ao clero e as comunidades religiosas, e aos fiéis da Arquidiocese de São Sebastião no Rio de Janeiro, que por três décadas teve nele um intrépido pastor, revelando-se autêntica testemunha do evangelho no meio do seu povo. Dou graças ao Senhor por ter dado à sua Igreja tão generoso pastor que, nos seus quase setenta anos de sacerdócio e cinquenta e oito de episcopado , procurou apontar a todos a senda da verdade na caridade e do serviço à comunidade, em permanente atenção pelos mais desfavorecidos, na fidelidade ao seu lema episcopal: "impendam et superimpendar" (gastarei e gastar-me-ei por inteiro por vós).
Enquanto elevo fervorosas preces para que Deus acolha na sua felicidade eterna este teu servo bom e fiel, envio a esta comunidade arquidiocesana, que lamenta perda desta admirada figura, à Igreja no Brasil, que nele sempre teve um seguro ponto de referência e de fidelidade à Sé Apostólica, e a quantos tomam parte nos sufrágios animados pela esperança da ressurreição, uma confortadora benção apostólica.

Benedictus PP. XVI

Fonte: Radio Vaticano

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Instituto do Verbo Encarnado/Argentina


El Sembrador N° 17Año 6 (2012)

'Victor hostium et sui'Mons. Tihamér Tóth

XVI. “Victor hostium et sui

No hay quizás empresa más difícil que la de hacer comprender, a un fogoso muchacho de catorce o dieciséis años, por cuyos nervios pasan corrientes eléctricas de gran tensión y por cuyas venas corre, no sangre, sino lava encendida, cuán heroica y noble es la victoria de sí mismo, la paz, la serenidad, la paciencia.
Si un amigo me hace una zancadilla, y yo no puedo contestarle con valentía y cruzarle la cara; si alguien me maltrata, y yo no puedo darle un bofetón; si se burlan de mí, y tengo que callar lo que llevo dentro...; todo esto es tarea muy difícil. ¡Y llegar a creer que todo esto no es cobardía, ni timidez, sino por el contrario, la muestra más hermosa de la fuerza de voluntad, fuerza robusta, varonil! Y no obstante es así.
El dominio de sí mismo no es el silencio de una voluntad endeble, no es una resignación pasiva, sino clara muestra de una voluntad disciplinada, que es dueña de todas las circunstancias, y sabe pesar de antemano el significado de la palabra que se va a pronunciar.
El dominio de sí mismo no goza de simpatías entre los jóvenes, porque éstos le dan un significado erróneo. El dominio propio no significa, ni mucho menos, que hayamos de sufrir todo ataque con mansedumbre de cordero y recibir cualquier ofensa sin una frase de réplica. No. Quien tiene introducida su fuerza de voluntad, podrá contestar también la ofensa. Pero no se rebajará con violencias, insultos, ni golpes, a la condición despreciable de su adversario, sino que con modales llenos de dignidad y con palabras prudentes, herirá al ofensor en su punto más sensible.
Quien no tiene dominio de sí mismo, se parece al que no sabe andar, no puede mantenerse de pie, y a cada paso tropieza. Sin dominio de ti mismo es imposible que seas joven de carácter.
Un sublime ejemplo nos dio Nuestro Señor Jesucristo, cuando en el proceso de la Pasión, un soldado le hirió en la cara. El Señor hubiera podido castigar con la muerte a aquel hombre que ofendía a Dios. Y, ¿qué hizo? Con admirable serenidad le dijo: “Si yo he hablado mal, manifiesta lo malo que he dicho; pero si bien, ¿por qué me hieres?”(1).



(Mons. Tihamér Tóth, “El Joven de Carácter”, Nueva Edición, 2009)

Os verdadeiros Gênios : Parte 1 Santo Tomás de Aquino



Santo Tomás de Aquino por Fra Bartolomeu
 (1395 – 1455)

O gênio da Razão Divina

  Introdução: É difícil falar da verdadeira genialidade de forma resumida mas com está coluna, rebusca-se a verdadeira genialidade e a falsa; Mais difícil ainda é falar dela sem mencionar Santo Tomás de Aquino, padre dominicano, filósofo, teólogo, gênio, santo e doutor da Igreja. É um dos fundadores da teologia católica, baseou-se inteiramente na razão divina, demonstrando que a razão e a fé não se contradizem mas se confirmam.

Suma Teológica: Uma das maiores bases dogmáticas da Igreja, é também sua obra mais notória, é difícil falar de teologia sem mencioná-la , baseada apenas na razão ela põem em evidencia questões comuns tanto de sua época como de todos os tempos. “Porque Tomás iluminou a Igreja mais que todos os outros doutores” (João XXII, 1323).
A Obra encontra-se dividida em 3 partes, onde se encontram 512 questões.
Cada questão tem perguntas individuais. Estas representam os 2669 capítulos onde estão contidas 1,5 milhões de palavras, 1,5 vezes mais que todas as palavras de Aristóteles (1 milhão), o dobro de todas as palavras conhecidas de Platão.

A questão mais popular da suma de Santo Tomás é sem dúvida as 5 vias ,que prova a existência de Deus através da razão.


            Primeira via
Primeiro motor imóvel: tudo o que se move é movido por alguém, é impossível uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois do contrário nunca se chegaria ao movimento presente, logo há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente e que por ninguém foi movido, e esse motor primeiro é Deus.
Segunda via
Causa primeira: decorre da relação "causa-e-efeito" que se observa nas coisas criadas. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada, pois a todo efeito é atribuída uma causa, do contrário não haveria nenhum efeito pois cada causa pediria uma outra numa seqüência  infinita, e essa causa não causada é Deus.
Terceira via
Ser necessário: existem seres que podem ser ou não ser (contingentes), mas nem todos os seres podem ser desnecessários se não o mundo não existiria, logo é preciso que haja um ser que fundamente a existência dos seres contingentes e que não tenha a sua existência fundada em nenhum outro ser e esse ser que existe por si mesmo é Deus.
Quarta via
Ser perfeito: verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que outros, qualquer graduação pressupõe um parâmetro máximo, logo deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a causa da perfeição dos demais seres , que é Deus.
Quinta via
Inteligência ordenadora: existe uma ordem no universo que é facilmente verificada, ora toda ordem é fruto de uma inteligência, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos, logo há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada e esse ser é Deus.

Deixamos aqui uma oração sua.
Oração de Santo Tomás ( para depois da comunhão ).

  "Eu vos dou graças, ó Senhor , Pai santo , Deus eterno e todo poderoso, porque sem mérito algum de minha parte, mais somente pela condescendência de vossa misericórdia vos dignaste saciar-me , a mim pecador, vosso indigno servo, com o sagrado corpo e o precioso sangue do vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. E peço que esta santa comunhão não seja motivo de castigo, mas salutar garantia de perdão. Seja para mim armadura da fé , escudo de boa vontade e libertação dos meus vícios . Extingue em mim a concupiscência e os maus desejos, aumente a caridade e a paciência , a humildade e a obediência , e todas as virtudes. Defenda-me eficazmente contra as ciladas dos inimigos , tanto visíveis como invisíveis. Pacifique inteiramente todas as minhas paixões , unindo-me firmemente a Vós , Deus uno e verdadeiro, feliz consumação do meu destino . E peço que vos digneis conduzir-me a mim pecador àquele inefável  convívio em que Vós , com Vosso Filho e o Espírito Santo , sois para os vossos santos a luz verdadeira , a plena saciedade e a eterna alegria , a ventura completa e a felicidade perfeita . Por Cristo Nosso Senhor .Amém."

Santo Tomás de Aquino ,rogai por nós.

Por Andrew Amaral.


domingo, 8 de julho de 2012

Editorial de Abertura

"No princípio Deus criou o mundo e nele colocou o homem para dele cuidar... 
E Deus os abençoou" Salm. 24:1

Eis que damos início à uma jornada: "levar a Cristo a todo homem" por meio deste projeto - Age Quod Agis- Após semanas de reuniões, pesquisas e dúvidas rondando sob nossas mentes.. Hoje podemos brindar esse projeto que está frutificando.
Será com a intercessão do nosso padroeiro Beato Pier Giorgio Frassati que iremos "Duc In Alto" (Rumo às Alturas)
Deus nos abençoe por esta nossa parceria, que possamos realizar tudo "Para a Maior Glória de Deus" e que possamos "Levar a Cristo a todo homem, a todo o homem e à todas as manifestações do homem" (Constituições do Instituto do Verbo Encarnado/IVE).
Agradecemos pela sua visita ao nosso blog, estaremos semanalmente (ou diariamente) atualizando com os principais assuntos da Doutrina Cristã, notícias diretas do Vaticano, notícias do mundo, artes, literatura, entrevistas, sinopses, crônicas e entre outros.

Que Deus abençoe a todos! 
Amanda Santos e Andrew Amaral (da redação)